segunda-feira, 3 de maio de 2010

Imagine

A história é simples e resume-se a uma espécie de Morangos Com Açúcar com pequenas diferenças: tem qualidade, os actores sabem representar e, a juntar a isso, cantam com qualidade.

Falo-vos da série norte-americana Glee, em exibição na Fox Life.

A cena que aqui apresento é apenas mais uma entre as dezenas de fantásticas que podia escolher (basta verem no Youtube a versão Glee de "Dancing With Myself", "Rehab", "Sweet Caroline" ou "Halo/Walking on Sunshine").

Mas esta em particular deixou-me encantado com a beleza, a profundidade e o significado que os jovens do coro puseram nesta versão da música de John Lennon "Imagine".

Três escolas estão a preparar-se para competir num concurso de coros e todas elas têm particularidades:
- A primeira escola é composta por raparigas com problemas sociais e disfarçam o facto de dançarem menos bem com os movimentos corporais que põem nas suas coreografias;
- A segunda escola, o coro Glee, percebe que pode perder o concurso para estas raparigas e cria um espírito de competitividade que levará o Professor Will a abdicar dos seus próprios príncipios para levar os seus alunos à vitória;
- E é aí que entra em acção a terceira escola: uma escola de surdos que interpreta "Imagine".

Quando o coro de surdos começa a cantar, um sentimento de vergonha invade o Professor Will e os seus alunos por se preocuparem tanto com a vitória quando aqueles míudos apenas querem participar.
Pena que nesta versão que encontrei a voz do surdo que canta fique abafada a certa altura porque no episódio da série ouvia-se perfeitamente e estava ainda mais profundo.

O que se gera a partir daí é apenas filme e as suas fantasias que, obviamente, também fazem parte. Mas fica a mensagem.

E é curioso ver que os três jovens que começam por cantar esta música são um surdo negro, uma negra obesa e um paralítico branco. "You May Say I'm a Dreamer... But I'm Not The Only One"!


Há disto na Morangada ou resumem-se a ir buscar "actores" às agências de modelos?!...

3 comentários:

Deivid disse...

Esta serie tambem dá na TVI!! Ainda não vi..mas realmente tem feito sucesso em varios países..
Quanto aos Morangos com açucar, eu acompanho esta série (a setima) e na minha opinião, se não é a melhor das sete, é pelo menos uma das melhores.
Tem gente muito talentosa, onde destaco a Sara Matos, Ricardo de Sá, Rui Pedro, Cátia Tavares, entre outros. Espreita o cd deles que é nº 1 do Top de vendas nacional:)

Ricardo Jorge Rodrigues disse...

Eu vejo as 2 e posso garantir que não tem nada a haver!

Até admito que esta série possa ser a melhor o que não faz dela sequer equivalente ao Glee.

O facto de ser nº1 do top nacional de vendas... bem, também o foram os Excesso, a Ágata, o Emanuel, o Iran Costa... e hoje em dia quem compra cd's? Os pais para os meninos que vêem os Morangos.

O Glee é melhor em tudo: actores, artistas (cantores e/ou dançarinos), argumento, tudo.

O melhor que os MCA apresentaram foi aquela apresentação no festival de coros. Isso ao pé do pior do Glee passa vergonha.

Por exemplo, quem é que sabe dançar nos MCA?

A Isabel,o Filipe, o Zé Milho e os figurantes!

A Margarida sabe dançar?
O Rui sabe cantar?
A Nicole sabe representar?...

Nelly disse...

VICIANTE ESSA SERIE!!!!
SOU UMA GLEE ADICT!!!
BELO POST!
E SEM DÚVIDA FABULOSO EPISODIO ESSE..PELA BANDA SONORA!