terça-feira, 8 de março de 2011

A Luta é Alegria




Camaradas, finalmente Portugal elegeu uma música que foge às melodias rascas numa mistura de degredo pop com letras banais dos últimos anos interpretadas por Rui Bandeira, Luciana Abreu, Non Stop, Flor do Lis, Filipa Azevedo, Sabrina, Vânia, Sofia ou MTM.
Parece que todo o país acordou no sábado para assistir pela primeira vez ao Festival da Canção desde 1980 e descobriram que os nossos concorrentes nos vão envergonhar no estrangeiro. Que atrevimento dos Homens da Luta; que hipocrisia de um povo musicalmente inculto!

Não é palhaçada. Julgo que o povo sentiu mesmo uma energia e uma ligação a esta música como um movimento de força a, essas sim, palhaçadas neste estado de injustiças.

Este país tem cada vez menos do povo. E isso também faz falta. Ignorar isso é uma parte importante da nossa falta de identidade que nos tem levado para um abismo, para uma geração de gente que não sabe o que é ser português, o que essa alma representa e o que são as nossas raízes.

E, mais importante que tudo, ignorar este tipo de mensagem é ter uma mente fechada e pouco conhecimento histórico deste concurso em Portugal pois, neste contexto, não podemos desassociar música e política. O Festival da Canção teve significado, para mim, pela primeira vez por um simples motivo: renasceu nesta música o tipo de mensagem que passava neste concurso até 1974, não obstante a melodia.

Não quero o Neto nem o Falâncio como governantes, naturalmente, como certamente eles também não querem isso. As pessoas confundem tudo ao darem exemplos do que poderá acontecer daqui para a frente tendo como base de exemplo esta vitória.
Tretas: nenhum emplastro será governante porque as pessoas sabem distinguir as coisas. Aliás, nenhum Primeiro-ministro ou Presidente da Republica que se recandidatou foi derrubado em votos portanto não vale a pena conceber-se teorias psicóticas com a intenção de desvalorizar a vitória dos Homens da Luta.

Nem sempre o local escolhido é o ideal mas serve de pretexto. Uma das mais genuínas manifestações contra o poder político que vi em Portugal foi a enorme assobiadela que o então Primeiro-ministro Durão Barroso levou na inauguração do Estádio da Luz.
Foi palhaçada e falta de educação? Talvez.
Mas isso não foi o essencial a tirar daquela situação.

Os Homens da Luta não estavam minimamente interessados na música. Se tivessem perdido tinham saído dali com a mesma atitude e o mesmo discurso e é isso que esta camada populacional que se preocupa mais com as aparências do que com a essência das coisas ainda não foi capaz de perceber. É que, como disseram os vencedores, “vale mais uma nota sentida que uma nota afinada”, partindo do principio que nos restantes existiam notas afinadas.

Por falar em atitude, foi lamentável a forma anti-desportiva e desrespeitadora pela decisão conjunta do júri e do público como os concorrentes derrotados assobiaram os vencedores na hora de receberem o troféu. Uma demonstração gritante daquilo que somos: porcos, feios e maus.

Portugal é assim e sempre será: continuamente fecham escolas e hospitais mas o que interessa é mostrar os nossos estádios novos; somos dos países com pior qualidade de vida na UE mas o que interessa é engalanarmo-nos na organização da cimeira da NATO; as pessoas sentem-se inseguras e há portagens em todos os troços com boas vias mas o que interessa é mostrar que temos poder para comprar cada vez mais submarinos e chaimites inúteis; não temos uma voz de jeito no Festival da Canção quase há 20 anos mas sempre dá mais jeito mandar uma Luciana Abreu plastificada e com uma armadura de encher a vista do que os Homens da Luta que, vejam lá a ousadia, vão passar uma má imagem do país!

Concluo dizendo que os Homens da Luta venceram destacadamente as votações online e telefónica e venceram dois distritos na decisão do júri, nomeadamente, Viseu e Bragança. Isso prova que estes concorrentes não estão assim tão deslocados da realidade.

Se é a música ideal? Talvez não.
Se tem a letra certa? Em parte sim.
Se demonstram a atitude correcta? Sem dúvida.

E adivinhem esta: quem é que vai estar, no dia 12 de Março, na Avenida da Liberdade a dar voz ao povo, ali mesmo ao meu lado? Pois é, os Homens da Luta, esses grandes chatos!

23 comentários:

Anónimo disse...

Adorava que eles ficassem em primeiro lugar para calar a boca a muita gente em Portugal e não só...
Vivam os Homens da Luta! A Taça é do Povo! E ma nada!

Deivid disse...

Desta vez, não concordo contigo. Esta vitória é uma palhaçada. Achas que a população votou como forma de protesto?? Os portugueses estão a lixar-se para o que se está a passar no país. Desde que não afecte o seu espaço, ninguém se importa com os problemas dos outros.
Votaram nesta música caricata, apenas para gozar com o festival. Mesmo que o fizessem como forma de protesto, não seria o local indicado. Aquilo não é o circo, nem um programa de humor.
O Jel tem muita piada, gosto dele, mas para o festival não por favor. Vai ser uma das participações mais degradantes da Eurovisão. LOL. Na Avenida da Liberdade é que eles estão bem, ou em algum programa de humor.

Ricardo Jorge Rodrigues disse...

David,

1 - se eu acho que eles ganharam o FC como forma de protesto? Eu não acho, eu tenho a certeza.

2 - "Os portugueses estão a lixar-se para o que se está a passar no país".
Não é verdade: foi nos últimos anos que surgiram novos meios de protesto, foram nos últimos anos que existiu mais manifestações, foram nos últimos anos que existiram as maiores manifestações desde o PREC.

3 - "Votaram nesta música caricata, apenas para gozar com o festival."
Desculpa mas não acredito que milhares de pessoas gastem 0.80€ a votar numa música tendo como único intuito gozar com o FC.

4 - "Mesmo que o fizessem como forma de protesto, não seria o local indicado. Aquilo não é o circo, nem um programa de humor."
Isso é um contrasenso e vou-te explicar porquê: protestar nos sítios indicado é irrelevante, não dá dimensão ao protesto! Protestar nos lugares incomuns é que dá dimensão ao protesto!

Abraço

Ricardo Jorge Rodrigues disse...

Ah, já agora:

5 - "Vai ser uma das participações mais degradantes da Eurovisão."

Que seja. É indiferente, ainda há-de chegar o FC em que a Bulgária não dá 12 pontos à Roménia!
Os países melhores classificados são quase sempre os que têm maior número de países vizinhos, é factual.

E já agora, o que será uma boa classificação?
Há 3 anos levámos uma boa música, "Senhora do Mar", e ficámos atrás da Espanha que levou uma música patética que se chamava "Perea Perea" que nem mensagem política tinha, e aí ninguém disse que Espanha perdeu credibilidade por levar aquela música!

http://www.youtube.com/watch?v=oKNpniLcv0Y

Obviamente aqueles que não gostam dos Homens da Luta estão à espera da má classificação para justificar tudo e mais alguma coisa mas sinceramente... as Non Stop no ano que lá foram nem nos classificaram para o ano seguinte tal como o Rui Bandeira. E fora a música da "Senhora do Mar" nunca vi Portugal ficar acima do 15º lugar!

Ou será que vai acordar tudo em Maio indignado com a classificação dos Homens da Luta quando temos feito figuras miseráveis?!

Sabes uma coisa? Para mim até podem nem passar a meia-final (sinceramente, nem eles se devem estar a preocupar com isso!), é-me indiferente, o essencial está feito! :)

Nunca ouvi tanta revolta por causa de um vencedor do FC e isso é bom, é sinal de que incomodou pois era esse o objectivo. E logo nós que temos eleito muito mas muito pior que os Homens da Luta...

Anónimo disse...

Tem toda a razão Ricardo...
Isto é só o inicio... Ainda bem que o Povo Português está finalmente a abrir os olhos!

Ao menos se é para perder, percamos com estilo! Força Homens da Luta!

Anónimo disse...

TODOS Á RUA DIA 12... E que Socrates dê o tombo final!!!

Anónimo disse...

Já não via o dito Festival Eurovisão há muitos anos(Até pensava que já tinha acabado) mas graças aos Homens da Luta vou ver este ano!
Espero que não lhes aconteça nada que os impeça de ir... (Com este governo já não digo nada!)

Anónimo disse...

Parabéns pela vossa coragem e muita força!

Tá tudo dito: Luta é Alegria!!

Anónimo disse...

Viva a revolução esta vitória será o inicio de uma nova era... Viva a LUTA... Viva Portugal!!!

Anónimo disse...

Melhor musica que foi ao festival da canção!
Quem não gosta é igual aos Palhaços do Governo!
Vamos celebrar esta situação e vamos lutar contra a reacção!

Sofia disse...

Nunca pensei poder me sentir tão bem representada ainda para mais num festival morto... Dupla proeza. Parabéns aos Homens da Luta! A criatividade continua a ser uma arma contra quem mais ordena o País e a Europa Comunitária...

csi disse...

Tanto quanto sei os Homens da Luta não esperavam por subsidios do M/C para iniciarem o projecto e isso agrada-me...

Se venceram o festival é porque dadas as circunstâncias foram os favoritos e contra factos não há argumentos...

Finalmente estamos a acordar!

Anónimo disse...

Mais importante do que vencer a Eurovisão é o impacto que tem em Portugal...
Para mim são os maiores!

Viva a Luta, O Povo é quem mais ordena!

csi disse...

É um grande abre olhos para o governo!
Força Homens da Luta!

Mariana disse...

Quem nunca luta, nunca vence!

Ricardo Jorge Rodrigues disse...

Ou como diria o outro: "quem não chora, não mama!" :)

@

Anónimo disse...

hauahuahuhahauhau
Ricardo essa foi muito boa:)

Anónimo disse...

Quem tudo quer tudo perde nunca ouviste dizer?

Ou quando se luta sempre se perde mas quando não se luta por vezes vence-se...

Ricardo Jorge Rodrigues disse...

"Os ausentes nunca têm razão".

Quem luta, tem sempre voz para reclamar.
Quem não luta só se pode sujeitar ao que lhe calha.

Isso não é vencer, é acomodar-se.

Anónimo disse...

É isso ai... nem sempre vencemos mas aprendemos muito lutando... Desistir nunca afinal somos Guerreiros!!

Sofia disse...

Lutar sempre e vencer por mérito proprio isso é mais importante...

csi disse...

Um bom lutador é aquele que mesmo no chão acredita que ainda pode vencer!

BANZO disse...

eu concordo contigo em gênero, número e grau, ótima música que nos faz pensar em ir para a rua, sem deboche, para lutar por algo melhor...